O Projeto

NOSSA HISTÓRIA

O projeto começou em 2000 com um pequeno grupo de crianças que se reuniam em uma casa no bairro de Vista Alegre, Embu. Nessas reuniões as crianças ouviam histórias bíblicas, cantavam, faziam atividades e tomavam lanche. Conforme foram contando do projeto, seus amigos começaram a frequentar também e o grupo foi crescendo.

No 2º ano, algumas mães disponibilizaram suas casas, e as reuniões continuaram a acontecer semanalmente. Neste período surgiu um grupo de pessoas que se dispôs a contribuir financeiramente e a divulgar o projeto para que outros se tornassem mantenedores mensais.

A partir destas contribuições o projeto pôde alugar, no ano de 2005, um novo espaço. O local ainda não comportava todas as crianças, entretanto proporcionava melhor possibilidade de organização e decoração de acordo com a identidade do Projeto, e ainda configurava-lhe maior autonomia na realização de atividades. As crianças eram divididas em grupos para que participassem duas vezes por semana. O Projeto tornou-se conhecido por mais crianças, demandando, portanto, um espaço ainda maior.

Em 2007 foi conseguido um local maior e mais seguro para as crianças, o qual dispunha de cozinha, TV, vídeo e espaço para brinquedos. Com isso o Projeto passou a ter uma estrutura física e pedagógica mais adequada, aulas de reforço escolar, tempo para brincadeiras, passeios na quadra de esportes, festinhas e muito mais.

No ano de 2008 foi alugada uma casa ainda maior e a equipe aumentou, fazendo com que novas ideias para enriquecer o trabalho surgissem.

Hoje são atendidos mais de 100 alunos com idade entre 5 e 15 anos, os quais são divididos de acordo com faixa etária e período em que estudam. Cada aluno participa 4 dias por semana das atividades oferecidas pelo Projeto, as quais tem 1 hora de duração. Diariamente acontecem aulas de reforço escolar e semanalmente aulas de inglês, arte, estudo bíblico e lazer.

A comunidade também é atendida por meio de aulas de alfabetização para adultos. Essas aulas acontecem 2 noites por semana e às manhãs dos sábados. Aos sábados também são realizadas palestras para os pais, cursos, terapia comunitária, bazar e visitas às famílias atendidas pelo projeto.

A TRISTE REALIDADE DAS FAVELAS NO BRASIL*

• Total de cidades no Brasil: 5565
• Porcentagem de cidades com favelas¹: 28%
• Número de cidades no estao de São Paulo: 645
• Número de favelas na cidade de São Paulo²: 1565

PRINCIPAIS PROBLEMAS ENCONTRADOS NESTAS FAVELAS

• Jovens víciados em alcool ou algum outro tipo de drogas
• Alta criminalidade
• Violência sexual doméstica
• Falta de áreas de sociabilidade e de acesso a cultura
• Alta taxa de analfabetismo
• Trabalho infantil

*Dados segundo IBGE – Censo 2010.