Assistência Educacional e Psicossocial | Projeto Farol

Assistência Educacional e Psicossocial

O Projeto Farol desenvolve programas nas áreas:

 

Social

Nosso trabalho é primordialmente preventivo com relação às crianças e famílias do Jd Vista Alegre. Dessa forma todas as nossas atividades visam a capacitação da criança em situação de risco para a vida adulta, trabalhando tanto seu contato com a família e  a sociedade. 

Mesmo com nossos olhos fitos no futuro e em uma relação preventiva no que diz respeito ao impacto social que desejamos ter, os desafios emergenciais que enfrentamos nos levam a atuar também no presente, concertando os erros do passado,seja auxiliando a criança em problemas de violência doméstica, abandono ou aliciamento de traficantes a questão emergencial é uma constante com a qual lidamos diariamente.

Educação

Dentro de nosso cronograma semanal, oferecemos aulas de Inglês e educação artística ministradas por professores especialistas em suas áreas. Temos como uma de nossas grandes prioridades o incentivo à leitura, por isso contamos com uma biblioteca equipada não apenas com livros didáticos mas também literários que sustenta nossa crença em uma educação sistêmica, que contextualiza o aprendizado da criança com o seu dia a dia.

 

Saúde

Entendendo a necessidade de um suporte mais específico, conseguimos fechar algumas parcerias com Universidades e empresas, com os quais realizamos plantões psicológicos abertos à comunidade, bem como acompanhamento psicopedagógico com crianças e adolescentes do projeto. São realizadas esporadicamente palestras de higiene pessoal, desenvolvimento corporal e educação sexual conforme a idade dos participantes.

 

Esportes

Com atividades esportivas desenvolvidas por profissionais (atualmente fechamos uma parceria com o projeto Segundo Tempo da prefeitura de Embu das Artes), procuramos desenvolver a consciência corporal, habilidades motoras finas, força, flexibilidade, equilíbrio, trabalho em grupo entre outros aspectos relacionados ao esporte e corpo. Paralelamente valorizamos muito a questão lúdica e divertida da prática dos esportes, bem como a competitividade e companheirismo, fatores inerentes ao esporte coletivo.

 

Cultura    

Sob nosso ponto de vista a cultura é prioritária no desenvolvimento social da criança e do adolescente. Aulas de dança e música semanais aproximam as crianças de diversas expressões artísticas diferentes como o hip hop, rap e corais de vozes. Eventos culturais como shows, galerias e saraus serão realizados esporadicamente no espaço do projeto farol, trazendo cultura para a comunidade, criando um espaço de socialização e contribuição mútua.

 

Informática

 De forma simples e descontraída, ajudamos a criança no primeiro contato com o computador. Iniciamo-as na internet e no pacote Office, dando ferramentas para que mais tarde, já em nosso programa Jovem Aprendiz ele possa se especializar em softwares mais complexos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *